segunda-feira, 21 de novembro de 2011

entrevista // NAIFA





Muito pouca coisa tem me chamado atencao em termos de bandas nacionais e uma delas e o NAIFA que acaba de lancar via Faca Cega o seu primeiro disco e que na minha opiniao ja e um dos melhores do ano. Conheca mais sobre a banda nessa entrevisda cedida pelo Felipe Ruivo, baterista da banda e responsavel pelo selo/zine Faca Cega.



Primeiramente fale um pouco do Naifa, quando vcs comecaram , influencias, essas coisas ...
Cara, o Naifa começou em 2005. Na época eu tinha o Besta-Fera bem no começo, mandando um punk rock, e queria tocar algo mais skate punk/hardcore anos 80. Sempre falava com o Pancho sobre isso, ele se animava também. Ouvíamos muito Battalion of Saints, RKL, Crucifix, Poison Idea, Minor Threat, 7 Seconds, D.O.A., T.S.O.L., D.I., Agent Orange, etc.
Ao mesmo tempo o Flicts acabou e o Arthur estava sem banda. Foi o cara ideal pra chamar, ele canta bem, toca guitarra bem, gosta das mesmas coisas que a gente e se animou! Faltava alguém pro baixo e chamamos a Deborah, que é nossa amiga e queria ter uma banda, apesar de não saber tocar muito bem. Achamos legal por ser uma garota interessada em tocar, participar e não só ir aos shows. Estava formada a banda.
Depois de um ano tocando shows bons, ruins, roubadas e bons momentos, gravamos um CDR demo, com capa e encarte feitos pelo Chico Felix e audio gravado no esquema DIY pelo Podrinho (Tri-Lambda, Besta-Fera) nos estúdios de ensaio mesmo. O resultado agradou bastante como primeiro material e foi aí que percebemos que a influência do punk nacional dos anos 80 também pesou forte nessa fase da banda, mesmo sem querer. Foi assim que tudo começou.


Nao sei se vc concorda, mais na minha opiniao eu achei o som do Naifa uma forte influencia do Punk nacional dos anos 80, seria essa a maior referencia do som da banda?
Acho que essa eu respondi acima, sem querer, hehe. Bom, como eu disse, não foi a maior referência, mas acabou influenciando naturalmente. Depois que a gente gravou a demo e se ligou disso, eu tive muita vontade de gravar um som do Restos de Nada ou do Estágio Zero (banda obscura mas sensacional, corra atrás da gravaçao da demo que é foda!). Infelizmente, nunca concretizamos isso.


E Como esta indo o Faca Cega (Zine) , vc pretende voltar com ele ou agora seguira somente como selo ?
O zine de papel durou só 3 edições, mas eu continuo postando algumas coisas no site do selo, que acaba sendo como um zine. Visite, acompanhe, divulgue!
http://facacegadiscos.wordpress.com


Fale de como surgiu a ideia de lancar o disco do Naifa em vinil ? particularmente sou um apaixonado pelo formato e sei que e muito dificil para uma banda independente lancar algo em vinil, como e que vc ve isso ?
Cara, eu sempre quis fazer vinil das minhas bandas. Na época que eu morava em Vitória a gente só conseguia fazer vinil do Jäzzus entrando em coletânea gringa. Disco só nosso nunca rolou, até que foi lançado o split com o Chuck Norris, mas o lado deles é muito melhor que o nosso.
Já morando em São Paulo, com a última formação do Besta-Fera, consegui fazer o split 7" com o Arma Laranja, de Curitiba. Eu entrei com 250 discos, a Café & Raiva com os outros 250. Na época ainda tinha uma fábrica no Brasil, que não tinha uma qualidade muito boa mas deu pro gasto. Só não esgotamos o disco porque as duas bandas acabaram pouco tempo depois, hahaha.
Bem, falei isso tudo pra dizer que a vontade de vinil não era novidade e eu já tinha uma experiência mínima pra fazer. Já sabia que ia ser difícil e que ia perder dinheiro e ganhar mais umas caixas de disco pra empoeirar embaixo da cama.
Quando a gente gravou e eu resolvi lançar em LP a idéia era tentar fazer com a Polysom, recém reformada e aberta sob nova direção. Mas fazer o disco com eles ficou ridiculamente caro para nós. Fiz uns orçamentos gringos, escolhi uma fábrica e mandei ver aproveitando o dólar baixo do primeiro semestre desse ano. Até que deu certo, só encareceu um pouco pela postagem pro Brasil e porque eu acabei pagando uma parte dos custos numa semana em que o dólar subiu muito rápido. Mesmo assim, valeu muito a pena fazer fora do país. Se a banda é dedicada, faz as musicas e a arte com cuidado e se agiliza pra marcar bastante show de lançamento, é quase certo que o disco vai vender bem e dar algum retorno.
Hoje em dia eu penso que ou a gente faz um esforço e lança em vinil ou só põe as músicas pra download num site com um visual legal, faz a arte em PDF e já era. Eu odeio CD, especialmente CD-R. Quase todo mundo que compra CD, faz o mp3 pra ouvir e deixa o negócio empoeirando lá. Pra que fazer CD então? Pra gerar mais lixo pro futuro? Disco é muito mais legal, mais bonito, dá prazer de pegar a capa e o encarte e ficar viajando enquanto se escuta, outra experiência.


Como esta sendo a recepcao das pessoas a esse trabalho ?
A gente não fez show de lançamento do disco, ainda não vendeu muito, mas quem comprou tem elogiado. Inclusive pela arte, que chama a atenção e diverte o pessoal que se reconhece nas fotos. Agradeço demais ao Bá (
www.antitudo.com) pela ajuda nessa parte. Vamos ver como vão ser as vendas até o dia do show, aí vai da pra saber melhor sobre a recepção. Na gringa ainda não saíram resenhas, mas o Al Quint tocou 3 vezes no Sonic Overload (http://sonicoverload.blogspot.com), então acho que ele curtiu, hehe.


Ha planos para novos lancamentos?
Por enquanto não, a gente não está fazendo música nova. A banda tá meio parada e só vamos fazer os shows que nos convidarem pra fazer, pra divulgar o disco. O Arthur está se preparando pra gravar com o Flicts e tá todo mundo meio sem tempo pra dedicar a ensaios e novas músicas. O futuro da banda está incerto.


Ha um tempo atras o Naifa chegou a tocar na Verdurada, gostaria de saber se alguem na banda e SxE ou apenas apoiam o Vegetarianismo?
Eu sou straight edge e vegan há uns 11 anos mais ou menos, participei da organização da Verdurada por 5 anos e não perco uma. O Daigo foi straight edge e acho que é vegetariano ainda. O Arthur, nem um nem outro.
Falando por mim, acho o vegetarianismo um tema fundamental hoje em dia. A relação dos humanos com os animais e a natureza em geral tem que ser repensada por razões ecológicas, éticas e da própria sobrevivência do planeta. Por outro lado, não sou militante da causa (como de nada, aliás, mas não me orgulho disso) e acho que existem muitas outras questões no mundo pra se resolver e combater.


A Proposito a ideia do pessoal em mandar fotos para fazer parte da capa do disco foi inspirada naquela camisa do centenario do Corintians ???? kkkkkkk ...to brincando
Haha, nem fodendo. Nunca pensei nessa camisa horrível. Eu sou Fluminense, o Daigo é São Paulo e o Arthur é Palmeiras. A idéia foi de aproximar da banda todos os camaradas que nos apoiaram e participaram da vida da banda de várias maneiras ao longo desses anos... e garantir umas vendas a mais com o pessoal que apareceu no disco e quer mostrar pra mãe, hahaha.


Entao e isso Felipe, gostaria de agradecer a forca, gostaria de deixar algum recado, o espaco e seu !
Brother, eu que agradeço pelo espaço. O recado é: visitem o site do Faca Cega e comprem o nosso disco! Se gostou do disco, divulgue, incentive seus amigos a comprar e me ajude a recuperar a grana pra poder fazer futuros lançamentos e apoiar outras bandas. Valeu!


Mais ...



Faca-Cega / NAIFA (My Space)


***




sexta-feira, 28 de outubro de 2011

e o rock Justin Sullivan ???

“O mais importante é que o rock é uma de união, principalmente no mundo ocidental. As pessoas estão muito isoladas umas das outras aqui no ocidente. O que acontece é que nós fazemos uma música que diz “nós nos sentimos assim, aí vem alguém que diz ‘eu sei como eu me sinto, eu também me sinto assim, mas achei que era o único”... Isso acaba unindo as pessoas. Nos shows há um forte sentimento de união entre a banda e o público, pois há pessoas que experimentam as mesmas emoções com relação ao mundo. O rock não tem de ser uma coisa boa, não tem de ser bonzinho o tempo todo. Isso é para gente como o Sting ou o U2, que querem fazer do rock uma plataforma, ou uma ‘mensagem’ de esperança. Eu não acredito nisso. Acho que o rock tem de ser uma mensagem de esperança ‘e’ desespero. Uma mensagem de amor, mas também de ódio. O rock é a música folclórica do ocidente nesse fim de século 20, e tem a obrigação de ser um retrato fiel desse período.”

Trecho de uma entrevista feita por Fabio Massari com o mestre Justin Sullivan e que esta presente no seu livro Emissões Noturnas – Cadernos Radiofônicos de FM de 2003.

***

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Smomos vivos ! Sempre !



Hoje esta sendo um dia muito triste para o rock nacional, nem tem muito mais o que se dizer da importancia que esse cara teve na vida de muito muleque depois de ouvir as suas musicas e a partir dai carrega-las para o resto de suas vidas.
Valeu mestre,
o seu legado esta ai...
Sem mais palavras...



***

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Vegetarianismo/Veganismo: visoes, reacoes e posicionamento.

Ja tem muito tempo que tenho esse blog e curiosamente nunca escrevi um post
abordando o assunto vegetarianismo/veganismo. Pois bem, durante essa semana
estava lendo alguns artigos a respeito e vi o quanto esta aumentando o
interesse das pessoas por esse estilo de vida, reparei tambem que muitos estao
indo mais por modinha e sem tomar os devidos cuidados, nesse caso essa escolha
pode ser muito perigosa pois voce estara pondo sua saude em risco impedindo
seu organismo de absorver importantes vitaminas e nutrientes encontradas na carne
como por exemplo o ferro e as vitaminas B2, mais e logico que tudo isso pode ser encontrado em
outros alimentos mais saudaveis e fazendo tambem uma complementacao atraves de
suplementos alimentares tudo isso de uma maneira responsavel e principalmente
com o auxilio de um medico especialista.
Hoje em dia e muito facil uma pessoa adotar um estilo de vida vegetariano, ha
varias opcoes de restaurante, alimentos, sem falar que financeiramente tambem
esta bem acessivel, muito diferente de anos atras que era bastante complicado.
Tirando aquele pessoal que vai pela moda, tem um pessoal bastante consciente
que entra no vegetarianismo buscando nao so um estilo de vida mais saudavel,
mas tambem um preocupacao com o meio ambiente e sustentabilidade e
principalmente com os direitos dos animais.Uma outra coisa que deve ser
esclarecida e que nem sempre uma pessoa vegetariana necessariamente e vegan, o
vegetarianismo e uma dieta em que nao ocorre o consumo de carne ja o veganismo
não é somente uma dieta; é um estilo de vida. As pessoa que se dizem vegan
procuram reduzir ao máximo a exploração animal em sua vida e, não somente adota
uma dieta vegetariana , mas também boicota empresas que testam em animais, não
utiliza roupas de origem animal, não frequenta circos, rodeios etc.
Outra coisa que tambem gera muita discucao e a relacao entre o vegetarianismo e
o Straight Edge, claro que a maioria do pessoal SxE adota uma posicao
vegan/vegetariana, mas tambem tem o pessoal que nao e.
Particularmente procuro levar um estino de vida o mais positivo possivel,
sempre evitei o consumo de qualquer coisa que va prejudicar a minha saude,
tipo, a injestao de bebidas alcolicas, fumo e o uso de drogas, nao sou
vegetariano,mas procuro evitar ao maximo o consumo de carne, pois sou ciente do
mal que ela faz. Admiro muitos as pessoas tem essa disciplina e levam esse
estilo de vida pra sempre, como tambem respeito aqueles que largam tudo e
voltam a se alimentar de carne. Independentemente da posicao que voce tomar
perante um assunto tao complexo e ao mesmo tempo tao particular, e voce que
deve saber o que melhor lhe trara beneficio e nao se basear
em opinioes de terceiros, procure se informar e faca sua escolha respeitando
sempre outros posicionamentos.

Mais infos sobre o assunto:
www.vegetarianismo.com.br
www.sejavegetariano.com.br
www.svb.org.br/vegetarianismo/
www.veganpride.com - Roupas, acessorios e produtos livre de crueldade
Vegacy - Restaurante
http://foodinmylife.blogspot.com - Blog sobre culinaria vegetariana escrito pela Glauce (Hurry Up Records.).Aqui voce pode conferir uma entrevista cedida pela propia no ano passado aqui para o blog.


***
Trilha sonora do post:
Floorpunch - New Jersey


quinta-feira, 28 de julho de 2011

Flamengo : Uma noite Magica.

Pois e, depois de muito tempo resolvi voltar a publicar um post sobre futebol
mais precisamente sobre meu querido Flamengo, motivo? uma magica noite de
27/07/2011, uma noite que entrou para historia do futebol mundial, uma noite
que um grandioso e colossau Flamengo passou por cima de um badalado Santos
dentro de sua propia casa perante sua torcida, torcida essa em pleno estado de
choque assistindo a um Ronaldinho renascido e fazendo sua melhor apresentacao
com o manto sagrado.Realmente nao ha como negar, o Santos tem um baita time de
futebol, e bem treinado e tenho certeza que nao sera essa derrota que ira
atrapalhar o trabalho que tem sido feito, mas tambem tenho que dizer que as
vezes falta aquele algo a mais que ninguem sabe explicar ao certo o que e, algo
que esta no seu DNA, cravado, nao tem como tirar, uma coisa chamada RACA.
Obrigado Flamengo por nos proporcionar mais esse momento magico.

Outros momentos Fla - Sobrenatural:
* Atlético-MG 2 x 3 Flamengo - 02/12/1987 (Semi final Copa Uniao)
O jogo estava empatado em 2x2 e esse resultado dava a classificacao ao
Atletico, foi quando aos 45 min do 2o tempo o Renato Gaucho numa arrancada
magistral no meio de campo driblou meio time e fez um golaco e assim
classificando o mengao para final com o Internacional.

* Flamengo 3 x 1 Vasco - Final do Carioca - 27/05/2001
Nao tem como esquecer aquele golaco de faldo do Pet aos 43 do segundo tempo,
mais uma vez fui as lagrimas.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

MOUTHPIECE - "True Till Death" from Larry Ransom on Vimeo.

Tomo mundo ja deve ter visto este video do Mouthpiece tocando o clássico do Chain of Strength "True Till Death" com a presença do vocalista de Chain , Curtis Canales. Mesmo assim nao tinha como nao colocar esse magnifico momento do hardcore aqui no blog.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Another Breath // Entrevista


Clique aqui e confira uma entrevista do final do ano passado com o Another Breath para o site Teeth of the Divine.

***